o laboratório de edição de ciência da literatura

Av. Horácio de Macedo, 2151 | Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro | Sala D207, Centro de Estudos do Departamento de Ciência da Litetratura | e-mail:labedicao@gmail.com

O Laboratório de Edição, ligado ao Programam de Pós-Graduação em Ciência da Literatura da UFRJ, é um espaço dedicado à pequisa e educação sobre o livro, a leitura e a edição. O laboratório funciona no anexo ao Centro de Estudos de Ciência da Literatura, na Faculdade de Letras da UFRJ, e oferece cursos e oficinas sobre seus temas de estudo, produz livros e cuida de projetos específicos relacionados à prática de edição e à história do livro.

Cursos e Oficinas

Os professores associados ao laboratório ministram cursos e oficinas de curta duração, academicamente equivalentes a um curso de extensão, visando a formação teórica e prática dos temas relativos ao trabalho de edição. Os cursos se dão em dois níveis: um, aberto para a comunidade, e outro nível exclusivo para os alunos de graduação que participam como monitores do cotidiano do laboratório. Conferir a seção novidades para se informar sobre cursos.

Edição e Produção

O Laboratório de Edição é responsável pela produção dos livros financiados ou apoiados pelo Programam de Pós-Graduação em Ciência da Literatura da UFRJ, responsabilizando-se pela revisão e edição de originais, e pelo trabalho gráfico. Os livros são pensados e produzidos pelos monitores e publicados através das editoras parceiras do projeto. Além disso, é responsável pela manutenção de duas revistas: a Revista Terceira Margem, revista científica mantida pelo PPG e voltada para pesquisadores em Ciência da Literatura, e a Revista Odara, mantida pelos monitores do Labedição. A partir de 2015 o Laboratório iniciará uma experiência em publicação, o Editorial Argô, dedicado à publicação de monografias sobre teoria e crítica literária.

A Revista Terceira Margem é a revista de Teoria e Crítica Literária do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura. A revista é dedicada a textos teóricos das áreas de Teoria Literária, Literatura Comparada, Crítica Literária e Estudos Culturais, além de resenhas de obras contemporâneas. Tradicionalmente a revista publica também dossiês temáticos dedicados a questões atuais dos campos de estudos a que se dedica. e-mail: revistaterceiramargem.ufrj@gmail.com

A Revista Odara é uma edição trimestral, dedicada a discussão, pensamento e arte, mantida e editada pelos monitores do Laboratório de Edição do PPG em Ciência da literatura da UFRJ. Sua circulação eletrônica é de acesso livre. É uma revista feita por alunos da graduação direcionada a toda a comunidade acadêmica, um espaço para promover os textos acadêmicos bem como as pesquisas realizadas dentro e fora da UFRJ, a fim de fomentar discussões e debates. Toda a publicação, desde a elaboração do tema, a preparação de matérias, entrevistas, recebimento e seleção de textos é feita pelos monitores do laboratório de Edição. Nossa revista tem uma missão com a literatura e a arte, nosso objetivo é dar espaço a novos escritores e fazer com que seus trabalhos sejam conhecidos e divulgados. e-mail: revistaodara@gmail.com

Projetos

O laboratório apóia e promove projetos de pesquisa a serem desenvolvidos pelos monitores, ligados especialmente à teorização do sistema literário e à história do livro e da leitura. Além disso, desenvolve projetos mais amplos relacionados à prática de edição e à publicação de recursos de crítica e história literária.

Além disso são desenvovlidos projetos de extensão ligados a edição e novas mídias. Atualmente, há três projetos ativos no Laboratório de Edição: o Projeto Fortuna, para o desenvolvimento de um portal de literatura a partir da cooperação entre pesqusiadores e alunos da graduação e da pós-graduação; A Biblioteca Nova, voltada para o desenvolvimento de edições online com recursos multimídia e de hipertexto pleno; o Editorial Argô, uma editora experimental, voltada para a publicação de monografias de teoria e crítica literária.

Material de Referência

Manuais, tutoriais e apostilas, clique aqui

Para conferir o projeto inicial, clique aqui

Relatórios

2012/2013

Bibliografia

BAMBOZZI, Lucas; BASTOS, marcus; MINELLI, rodrigo. Mediações, tecnologia e espaço público: panorama crítico da arte em mídia e móveis. São Paulo: Conrad, 2011.
BORGES, Jorge Luis. Outras inquisições. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
BRINGHURST, Robert. Elementos do estilo tipográfico. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
____________ . A forma sólida da linguagem. São Paulo: Rosari, 2006.
BURY, Ricardo de. Philobiblon ou o amigo do livro. São Paulo: Ateliê, 2007.
CHARTIER, Roger. Os desafios da escrita.São Paulo: EdUNESP, 2002.
__________. Leituras e leitores na frança do antigo regime. São Paulo: EdUNESP, 2002.
__________. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: INESP, 2004.
__________. Inscrever e apagar: cultura escrita e literatura. São Paulo: EdUNESP, 2007.
DARNTON, Robert. Boemia literária e revolução. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
__________. A questão dos livros. passado, presente e futuro. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
__________. O beijo de lamourette: mídia, cultura e revolução. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
__________. O grande massacre de gatos e outros episódios da história cultural francesa. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
DARNTON, Robert; ROCHE, Daniel. Revolução impressa: a imprensa na França, 1775-1800. São Paulo: EdUSP, 2010.
FERREIRA, Orlando da Costa. Imagem e Letra. introdução à bibliologia brasileira. São Paulo: Melhoramentos/EdUSP, 1977.
FINÓ, J. F.. Elementos de bibliologia. ?: MTIC, 1955.
FINÓ, J. F.; HOURCADE, L. A. Tratado de bibliologia. história y técnica de producción. Sevilla: Espuela de prata, 2001.
GOULEMOT, Jean Marie. O amor às bibliotecas. São Paulo: EdUNESP, 2011.
HENDEL, Richard. O design do livro. São Paulo: Ateliê, 2003.
HELLER, Steven. Linguagens do design. compreendendo o design gráfico. São Paulo: Rosari, 2010.
HOUAISS, Antonio. Elementos de bibliologia. São Paulo: HUCITEC/ INL, 1983.
LUPTON, Ellen. Pensar com tipos. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
MALTA, Luiz Roberto. Manual do revisor. São Paulo: WVC, 2000.
MANGUEL, Alberto. Lendo imagens. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
__________ . Uma história da leitura. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
McLUHAN, Marshall. A galáxia de Gutenberg. São Paulo: Ed. Nacional, 1977.
MEGGS, Philipp G. História do design gráfico. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
PIGLIA, Ricardo. O último leitor. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
SANTUÉ, Eric. Aldo Manuzio: editor, tipógrafo, livreiro. São Paulo: Ateliê, 2005.
SENNETT, Richard. O artífice. Rio de Janeiro: Record, 2009.
SCHIFFRIN, André. O negócio dos livros: como as grandes corporações decidem o que você lê. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2006.
ZUMTHOR, Paul. Escritura e nomadismo. São Paulo: Ateliê, 2005.
__________. Performance, recepção, leitura. São Paulo:Ccosac Naify, 2007.
__________. Falando de Idade Média. São Paulo: Perspectiva, 2009.


Cursos

CURSO NOVO: Em setembro inicia o Curso de diagramação, curso prático voltado para o aprendizado da produção de livros impressos | Professor Ricardo Pinto. Informações e incrição através do formulário abaixo.