Curso de Diagramação

Em setembro inicia o Curso de diagramação, curso prático voltado para o aprendizado da produção de livros impressos | Professor Ricardo Pinto

2016
Out17

A partir de setembro ocorre a oficina de Diagramação. Oficina prática para a produção e edição de livros impressos. O curso é composto de 20 módulos de 2h, que servirão para introduzir aos alunos os princípios de elementos tipográficos, gráficos e informacionais pressupostos na produção de um impresso. Em termos teóricos são apresentados alguns problemas de fluxo de trabalho e de produção. Quanto a ferramentas, O curso é centrado no aprendizado da utilização do programa InDesign. Inscrições podem ser feitas em: https://goo.gl/forms/gpNuISeK2L3hagJP2

Lançamentos do Labedição

Em outubro são lançados cinco livros produzidos pelo Laboratório

10Outubro , 2014

No mês de outubro serão lançados cinco títulos produzidos pelo Laboratório ao longo dos anos de 2013/2014. Durante o XI Simpósio da Pós-Graduação em Ciência da Literatura, evento anual em que os alunos da Pós-Graduação apresentam sua pesquisa, serão lançados os livros Teoria literária e suas fronteiras, dorganizado por Laberto Pucheu e Flavia Trocoli, O educar poético, organizado por Manuel Antônio de Castro, Comunidades sem fim, organizado por João Camillo Penna e Ângela Dias, Formação em perspectiva, organizado por Luis Alberto Alves, e Europalia, organizado por Vera Lins e Flor Süssekind. Todos os volumes foram produzidos pelos monitores do Laboratório de Edição. Pode-se saber um pouco mais sobre os volumes aqui.

XI Simpósio de Pós-Graduação em Ciência da Literatura

De 14 a 16 de outubro ocorre o Simpósio de Pós-Graduação

10 Outubro , 2014


A décima-primeira edição do Simpósio de Pós-graduação em Ciência da Literatura da UFRJ prioriza o diálogo entre mestrandos e doutorandos de diversas instituições, pois abre espaço para apresentação de projetos de pesquisa desenvolvidos dentro ou fora da Faculdade de Letras da UFRJ. A convicção de que a universidade pública é uma instituição voltada para a produção de conhecimento em um ambiente de autonomia e colaboração, no qual é possível arriscar, dialogar, acertar, errar e recomeçar constitui uma das bases desse simpósio voltado para o debate de hipóteses, resultados parciais e impasses.

As apresentações dos projetos de pesquisa serão limitadas a 10 (dez) minutos, de modo a reservar para o debate a maior parte do tempo de cada sessão, que será mediada por um docente da UFRJ cujo trabalho tenha afinidade com os temas das pesquisas apresentadas.

Podem se inscrever para o evento os alunos de pós-graduação com pesquisas em andamento voltadas para os estudos literários e culturais em suas diversas vertentes (teatro, música, filosofia etc).

O Simpósio ocorrerá nos dias 14, 15 e 16 de outubro de 2014 nas dependências da Faculdade de Letras da UFRJ.